quinta-feira, 22 de março de 2012

Passageiro : SAS - Boarding Pass CS   / PNR 8Bxxxx
Flight SK xxxx
    "      LH xxxx

Hora prevista de chegada 23:30 H de 21-03-2012.

As luzes brancas acesas no  pavimento indicavam a direcção do local de chegadas ao aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto. Fui pontual. Há pouco movimento, a policía, que normalmente anda por ali a impedir estacionamentos prolongados, não se vê. Desligo as luzes do carro, mas mantenho o aquecimento ligado, faz frio lá fora. Olho pela janela para a gare, nada, olho pelo retrovisor, suspiro de alívio, vejo o meu filho que chega de outros pontos da Europa, conhece bem o carro, vem ao meu encontro, bem disposto, risonho mas um pouco preocupado, com ele veêm outros dois jovens que não conheço. Abre a porta do carro, olá Pai, estás bem? Olha podes levar estes dois ao Porto ? É que devido à Greve Geral não há comboios para baixo e eles querem ir para Coimbra,são suiços e até já me pediram o telefone para fazerem uma chamada a um amigo que têm lá e que lhes disse que se apressassem porque às 00:45 H sairia uma camioneta do Porto . Calei-me, quem cala consente, 23:50 H não havia mais tempo a perder.
Saí  do aeroporto, direcção A4 Matosinhos-Porto, entro A4 direcção Matosinhos até à entrada para A28, desvio para Porto-A1, passo em frente ao NorteShopping de Matosinhos atravesso o túnel da Rotunda dos Produtos Estrela, entro na Av. da AIP, deixo o desvio para a A1-Lisboa á minha direita, já estou na zona de Francos, entrada da cidade e eis-me na Rotunda da Boavista,

o diálogo inglesado dos três jovens é constante, "you see" é a Casa da Música

se fores por esta avenida abaixo vais ter ao Museu de Serralves, poderás apreciar Arte Contemporãnea, na Rotunda viro á direita passo ao Shopping do Bom Sucesso que fica à minha direita continuo passo pelo arco dos prédios da confeitaria Petúlia e vou em direcção à Praça da Galiza, ao centro de camionagem da Internorte que está encerrado e sem gente. As explicações sobre os locais emblemáticos do Porto aos jovens suiços continua, mostram-se interessados em saber, há pouco transito ruas quase vazias, subo em direcção ao Palácio de Cristal, anuncia-se aqui uma mostra académica a realizar pela UP, continuo em direcção ao Hospital de Stº António, passo à porta das Urgências tudo calmo, a Rua da Restauração que dá para o Douro fica para trás, passo por cima do viaduto que separa o hospital da Cooperativa Árvore e chego à Central da Renex. Ainda está aberta mas informam que para Coimbra  fossemos à Batalha. Continuamos...contornamos o jardim da Cordoaria, Palácio da Justiça, Casa da Reclusão ( é dito aos jovens estrangeiros que o nosso vulto da literatura Camilo Castelo Branco, autor do Amor de Perdição, esteve aqui preso, o ex-libris da cidade da cidade do Porto ,a Torre dos Clérigosestá iluminada,  descemos até à Av. dos Aliados ,a nossa sala de visitas, está mais bonita depois da inauguração do Hotel InterContinental***** e o seu (Café Astória)

viramos aqui à direita, à nossa esquerda a estação ferroviária de S.Bento,

sempre bonita mas sem movimento, subimos em direcção ao tabuleiro superior da Ponte de Luis mas ao chegar à Sé do Porto, evitamos uma e outra, viramos à esquerda entramos no viaduto de Duque de Loulé,

contornamos o quarteirão e fomos ao terminal de autocarros que fica quase em frente ao Teatro de S.João. Estava a sair um mini-bus, o motorista informou-nos que para Coimbra teríamos que passar novamente o viaduto Duque de Loulé entrar em Alexandre Herculano e procurar na Garagem Atlântico. Foi o que fizémos, o jovem do Porto foi `" à ventanilha", venda de bilhetes, inteirar-se se haveria viagens. Em questão de minutos regressou ao carro e disse a um dos jovens  " You are a lucky man " há autocarro às 00: 45 H faltavam 30 minutos. Ajudou a transportar as suas malas. Despedimo-nos logo ali em frente à garagem no passeio do outro lado da rua com o sempre " nice meet you" and "good travel". Eles agradeceram a ajuda com um "thank you, very much" e para a receberem não precisaram de recorrer `a greve. Não lhes perguntei o nome, também não interessava. Estavam a estudar em Coimbra. Solidariedade, hoje nós , amanhã eles. Nós portugueses somos um povo solidário a Viajar no Porto em tempos de Greve Geral.