terça-feira, 13 de março de 2012

O meu 1º Caminho Central Português de Santiago(1ª a 4ªEtapa) ( PARTE I )

Partida »»»Maia, decalthon, 13 de Julho de 2011

Compras de última hora....ajudado pela minha filha a aliviar a  mochila de algumas inutilidades e pesos.

1ª Etapa, 14 : 00 H

 Maia - Albergue de S. Pedro de Rates ( recolha da Credencial del Peregrino ) - Albergue Casa da Recoleta.

                          ( À noite após beber um copo de vinho do Porto com alguns peregrinos, e ter surfado na net grátis, fui - me deitar quando começei a sentir uns arrepios de frio , apercebi - me que não tinha saco cama ?  A diarreia veio a seguir ? noite para esquecer ) . Albergues *****

                 2ª Etapa, 14/07/2011, 9 : 00 H

                     Os primeiros peregrinos

Casa da Recoleta***** - Casa Fernanda******* ( Vitorino de Piães )


O 1º Encontro peregrino - a que veio a ser a minha dedicada e honesta companheira do caminho a amiga dinamarquesa Sasja que com um livro do CaminoGuide me perguntou onde ficava a casa Fernanda e ela ali tão perto.

Já na Casa Fernanda, estavam o alemão Rainer que me fez e serviu um chá reconfortante, uma ciclista catalã, um casal da eslovénia Breda e Pavel e também a minha amiga Sajsa.

A D.Fernanda abriu a porta do meu caminho ao falar-me nos medos e stress que transportava comigo na mochila e em mim. Emprestou-me um saco cama que ainda não devolvi porque quero estar com ela de novo.



3ª Etapa, 15/07/2011, 8 : 00 H

Casa Fernanda******* - Albergue de Ponte de Lima*****


Os  peregrinos em bicicletas ficam para o fim mas são bem acolhidos.
( Foto panorâmica de Ponte de Lima tirada da varanda do dormitório do Albergue)

4ª Etapa, 16/07/2011, 8 : 00 H

 Albergue de Ponte de Lima - Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rubiães***** ( Paredes de Coura )
 Após uma sande de presunto no Café Nunes há que vencer na Revolta a dificil e espectacular Serra da Labruja.

Ao chegar a Paredes de Coura e enquanto se bebia umas mini cervejas Superbock, para desidratar, na esplanada do café do Jaime Sousa, fomos contemplados com uma rufada de bombos. Pudera não éramos uns peregrinos quaisquer como vamos verificar mais adiante.

 No Albergue de Peregrinos de S. Pedro de Rubiães o número de peregrinos aqui aumenta.
Ocorre, então aqui a 2ª expiação dos meus pecados. Tropeço nas escadas, após o duche, nas escadas de acesso ao dormitório. Sou prontamente assistido por um grupo de italianas Sofia, Lisa e a sua filha Silvia. Identificaram-se perante mim como medicadoras de ocasião a peregrinos em necessidade. Obrigado. A partir de aqui fizeram parte do meu caminho.

Outro grupo importante do Céu desceu `a Terra. Grupo jovem de Polacos guiados por dois sacerdotes que aqui celebraram a Eucaristia com Comunhão em que tive a graça de participar. Grande momento de Fé e de remissão dos meus pecados. Tornaram-se naturalmente meus companheiros, ora sim ora não, que fui juntando aos outros.

Ao jantar éramos três eu, sajsa e rainer. Como tinhamos muita comida compartilhamos com outro peregrino que da sua comida fez o mesmo que nós. O meu lado latino, tuga, procura sobressair perante a dinamarquesa e o alemão. Mas este peregrino francês é homem ou é mulher ? perguntei eu ? ao que de imediato reagiu Sasja - está vestida de mulher, considera-se mulher, para mim é uma mulher e ponto.


" É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito" - Einstein







Sem comentários: