quarta-feira, 21 de março de 2012

O meu 1º Caminho Central Português de Santiago (10ªEtapa)

 Que levante o dedo quem no Caminho não se enganou no trajecto ou perdeu alguma coisa. Não importa. Em contrapartida o que ganhou é incomensurável.

10ª Etapa, 22/07/2011, 9 : 00 H

Albergue de Teo*******»»»» Albergue SeminarioMenor*******

Hoje saí mais tarde do Albergue, fui o último, não tinha pressa nenhuma, dentro em breve ía regressar à realidade, aos jornais, à TV, à internet ao contacto com as coisas de sempre que me sufocam, que me inquietam, enganei-me no caminho nesta última etapa, talvez de propósito?
 ( a 1ª vista de Compostela )
 as setas amarelas estavam a mudar de côr até parecia que alguém ,de propósito para me enganar, as pintara de azul, em todo o caso, por volta das 14 horas cheguei a Compostela. Sentei-me ou deite-me no lageado da Praça do Obradoiro sentia-me cansado e triste.

A bicicleta essa adormeceu comigo, e sonhei que  : "... estava deitado em frente da fachada principal da Catedral, na sua escadaria peregrinos subiam, desciam, uns sentados outros de Pé, tiravam-se fotos, aos outros, a si, juntos com uma figura de Tiago ou peregrino com barbas, chapéu largo e cajado que está sempre junto á vieira pregada no solo, muita gente, jovens, menos jovens, estrangeiros, tugas, espanhóis, franceses, chinos, alemães, ingleses, bandeiras nos cajados, bicicletas juntas umas às outras, risos, abraços, choros, grupos de escuta, pés em chinelos, em sandálias, alguns descalços, com pés ligados, padres, angariadores de viagens de regresso, para aqui e acolá, muitos flyers anunciar serviços disto e daquilo, mas no meu sonho não apareciam os meus amigos de viajem e, porquê ? procurava-os no meio da multidão, a Sasja, o Rainer, a Breda, o Pavlev, a Gabriela, a Lisa, a Sofia, a Silvia, a Vir, a May, a Maria, os escuteiros, os polacos não os via, não estavam lá ter-se-iam perdido ? voltaram para trás ? ainda não chegaram ? Fiquei triste e preocupado que lhes teria acontecido ?.estava tão só, no fim do Caminho, a quem iria eu poder dar um abraço?"
Eis, quando, uma voz chama : mário....mário....acordei do meu sonho....
Era a Sasja,


tinha chegado mais cedo e já se acomodara falamos um pouco e combinamos jantar juntos no AlbergueSeminarioMenor.

Fui tratar do meu alojamento. A bicicleta ficaria na parte de fora junto de outras mas sem cadeado de segurança, perdera as chaves, não faria mal não tive medo que a roubassem.

 Estas pessoas não são de roubo estão ali por bem. Eu também já não tinha medos, nem stress , a Fernanda vaticinara que os perderia ... quando passei por Vitorino de Piães.

Fui então à Catedral, não sei se como manda a tradição entrei pela Porta da Glória, mas do que ela diz de abraçar o Santo, ai isso sim e ABRAÇEI FORTE, vi o que tinha a ver, coloquei as mãos onde tinha que colocar e fui então à Oficina la Peregrinación S.A.M.I. Catedral de Santiago, reclamar o certificado do testemunho da minha peregrinação mediante a apresentação da minha Credencial do Camino de Santiago onde constava "Certificación de Paso" ; "Firmas Y Sellos" fàcilmente obtenho :

...."hoc sacratissimum templum pietatis causa devote visitasse
In quorum fidem praesentes litteras, sigillo ejusdem Sanctae Ecclesiae munitas, ei confero..."



..."Este é o templo mais sagrado da  vossa devota visita
Em sua fé lhe confere, a presente cartacom o forte selo da Igreja do Santo ... "










 É, então, que vagueando pelas ruelas envolventes à Catedral me deparam com o amigo Rainer, fantástico, as coisas estavam a compor-se fomos logo ao Supermercado  Lorenzo Froiz, na calle/plaza Toural,2 muito perto da Catedral e comprámos para o nosso ( Eu, Rainer, Sasja e sua amiga Mia ) jantar no Seminário : "Aceitunas c/hueso y sin hueso,água Froiz 1,5 l,Atún Cortizo ac/vegetal claro 143 gr,Bolla Pan 500g "Santiago",chourizo Picante-dulce ARAU 125 gr, Limón , Mejillón grande 3,125 kg, Pan Barra 250g, Sardinilla 2 un, Vino Rioja Tempranillo 2 un " preço total 17,88 Eur.

Jantamos no magnifico refeitório do Albergue apinhado de peregrinos de várias nacionalidades, vi o Rainer pela última vez ..... sei que continua no Caminho por isso lhe desejo "Bueno Camiño".


Sem comentários: