sexta-feira, 16 de março de 2012

38º ANIVERSÁRIO DO LEVANTAMENTO DAS CALDAS DA RAINHA

16 de Março de 1974

Tropas pertencentes à Escola de Sargentos Milicianos das Caldas da Rainha sublevadas rumam a Lisboa.

Era o prenúncio do 25 de Abril de 1974.

Os soldados do C.S.M. nrº 586 , 1º Turno de JAN/74, encontravam-se nesse dia em casa, em gozo de uma semana de férias por terem levado , `a 3ª semana de recruta sem sair do quartel, com a então célebre, injecção de cavalo habitual preparação da "carne para canhão" na guerra do Ultramar ( ex-colónias ). Os soldados agraciados com esta injecção reuniram em formatura e era vê-los, uns atrás dos outros, a caírem como tordos. Não sei como mas aguentei-me. Mas o sitio do braço onde ela foi dada empolou e doía tanto , acabei com uma grande diarreia que me fez borrar todo...
Regressei ao Quartel na 2ª Feira seguinte para me apresentar na formatura das 8:00 h da manhã.  A viagem para lá fazia - se em Autocarros, no Domingo à meia-noite em ponto, na Praça de Lisboa (aos Clérigos ) e viajava-se toda a noite tiritando-se de frio por falta de aquecimento das viaturas. Estas "excursões", às dezenas e centenas, eram normalmente organizadas por militares mais antigos das unidades de destino. A candonga de chicos espertos e outros!


Eu, soldado instruendo nº 107xxxxx, do 1º Turno/74, 3º Pelotão, 4ª Companhia,   que por minha graça me chamo mário ......e por minha desgraça desmário declara-se à inteira mercê de Vossas Excelências , e que  aqui reconhece e lamenta a perda como consequência do levantamento, os seus tão admirados comandantes a saber :
  1. de pelotão : Aspirante Grenho (ex-jogador de ruggby)
  2. de Companhia  : Capitão Pereirinha ( dos Comandos e Operações Especiais ), que frequentemente dizia : " gosto mais desta fardinha do que do  pão para a boca"      
Daqui em diante, na instrução, à chuva ou ao sol, às 8:00 H da manhã, em sapatilha, calção branco e T-shirt a condizer, nunca mais o revolucionário Capitão Pereirinha nos mandaria "encher até 30" e dizer : "eu quero a minha mãezinha e não quero ir a Fátima ".

Porém, a  cidade rejubilou com o feito das suas ruas, à tardinha,  se encherem de "feijão verde" , os soldados recrutas que o comércio local e a sua indústria das Caldas muito agradeceram. O Tenente Varela, Comandante da celebérrima 2ª Companhia, a partir daí já não passaria mais revista ao Regimento.

Regimento em.... POSIÇÃO !  SENTIDO !       OUP!
Tinha comigo assinado o Toque de Ordem de saída para a cidade.
Pedi a um colega para me ajudar a engraxar e puxar o lustro às botas .
As calças estavam impecáveis sem encorrilhas e com os vincos certos .
Os botões dos blusões foram com linha recozidos para que não se soltasem.
A camisa verde com colarinhos bem esticados.
A gravata  passada a ferro e o nó bem executado.
O cabelo curto e com para lamas junto às orelhas.
Barba feita pela 2ª vez.

Apresentava-me à 2ª revista, eram 19:00 h.Toca o Clarim.Tenente Varela inicia a revista aos pelotões formados por companhia. No 1º passam 2, no 2º passa 1 , chega ao meu. Vou passar, estou impecával. O meu pelotão é apresentado. O tenente Varela nem sequer passa a revista e vaticina : ESTE PELOTÃO ESTÁ HORRIVELMENTE MAL FARDADO.
Fiquei desalentado!

O 16 de Março de 1974 era o inicio da madrugada. Já faltaria pouco para os jovens Portugueses não precisarem de se apresentar mais, com ou sem Toque de Ordem à Revista do Varela. Dentro de pouco tempo seriam donos das suas escolhas , vestir roupas mais coloridas e bonitas, deixar crescer barba e cabelo, prosseguir os seus estudos, irem para a praça de Lisboa, descer às Galerias de Paris, curtir música e beber uns copos. Viajar pelo Mundo. Exercer o direito de voto ( para perpetuar no Poder os mesmos de sempre?). Não precisariam mais de ir para guerra para matar ou morrer. Ou voltarem de lá mutilados. Haveria Liberdade para todos.

Viva o 16 de Março de 1974! Viva o aspirante Grenho ! Viva o Capitão Pereirinha ! Vivam os militares de Março do 3º Pelotão, 4ª Companhia, do CSM nº 586 !


Sem comentários: