domingo, 11 de março de 2012

Nunca me tinham escrito uma carta a lápis


Porto, 20 de Junho de 2010

Olá Mário obrigadaaaaaaaaaaaaa....a como diz o ditado : « há sempre uma 1ª vez para tudo» .
Não contava com esta tua carta muito bonita que gostei de ler, mas fiquei, como hei-de eu dizer, um bocado tonta quando a vi escrita a lápis ? Nem estava a perceber porquê .
Ah! O sobrescrito não tinha nada a ver com o escrito nas duas lindas folhas cor de rosa, com cheirinho,que deixaram de ser inocentes  quando depositaste nelas algumas das frases mais bonitas que eu já alguma vez li.

Oh, mas deixa lá porque já não sei o que estou para aqui a escrever, é que, como tu sabes, não tenho esse talento que te sobra. Creio que já te tinha dito, mas alguém me mostrou aquele conto que escreveste para crianças sobre uma Pirite, ou uma bicicleta ou Caminho de Santiago não me lembro muito bem mas que gostei, gostei , já agora parabéns e continua que vais chegar longe.

Mudando de assunto.
Ainda me há-des confessar como soubeste da minha direcção. Até me assustei quando me entregaram a carta. Não estava a perceber patavina! Cuidado com as surpresas homem, pregaste-me cá um susto que me ías dando cabo do coração logo a mim que sou tão sensível. Não sou de receber cartas particulares como devias saber. E muito menos de ti   ( quase um eng. de electrotecnia , só pode ser , né? ) que tens o meu endereço eléctrónico, amizade FB e número de telemóvel. Mas a um escritor perdoa-se porque tem que ir arranjando matéria para fabricar um livro. Não é assim?

Quando vi que era tua fiquei mais sossegada e ao mesmo tempo eufórica pois saiu-me o Euromilhões ao receber  uma correspondência do futuro prémio Nobel Português. Senti-me uma Pilar. A viajar  na minha reforma de um lado para o outro pelo mundo fora . O milionário valor da carta vai ser cantado num leilão de vendas. Vou ganhar bom dinheiro.Estou a brincar! nunca o farei ! mas vou ter que guardar esta bonita carta ( com muitos Likes meus ) longe das assafas porque sinto que ficarias com o coração destroçado (esta parte presumo ) se apagasse o que está escrito nela, mas não farei isso por uma única e simples razão que lá para o fim desta resposta vou esclarecer . Por esse motivo vou guardá-la  a sete chaves na minha arca de tesouros .

Mário, os nossos exames estão aí à porta , e nesta altura não nos podemos distrair sob pena de perdermos uma época, temos que marcar uma saída para uma noite destas, depois dos exames ou então num furo logo a seguir ao S. João para curtirmos uma música e bebermos qualquer coisa nas Galerias de Paris.

Dá-me um toque  no FB , manda um mail ou telefona, mas diz qualquer coisa de uma forma prática e deixa de romantismos que não estamos em tempo disso , é que não te tenho visto pelo "Campus" e precisamos de combinar qualquer coisa, falar sobre .......

Aquela "ideia" que tu tens de passar comigo um dia nos transportes públicos nas carreiras mais improváveis do Metro, autocarro dos STCP  e nos elétricos amarelos da Carris e se tivermos tempo atravessar o Rio Douro da Afurada para Massarelos ou ao contrário, não lembra ao Diabo. Só a ti! Mas é bem lembrado! está muito boa esta tua  original "ideia". Está fixe! Os Andantes no Porto ! Carrega Porto! e porque não FCP ! FCP ! Pinto da Costa olé, Pinto da Costa olá. Vamos começar no Dragão.

 Os muitos e seguidos exercicios de algebra que te vejo fazer a lápis em grossos massos de folhas  brancas dobradas, brilhantes  de um lado e mate do outro,  estão a fazer-te mal à cabeça e ainda vais dar tilt. Ponho - me aqui advinhar que essa viagem maluca surgiu , enquanto estudavas numa dessas tuas actividades da resolução de uma equação algébrica do 2º grau ( resolvente ) - Equação biquadrada sen do que a cada raiz positiva - correspondem   :
- Duas ( raízes ) soluções reais que identificastes,
 e a cada raiz negativa - correspondem   :
- Duas ( raízes )  soluções imaginárias  puras : uma a "ideia" outra a "Manela". Mas porquê eu ? vou deixar correr porque tu vais pagar para eu ver, disso tenho a certeza).

Porém, como tu és bom rapaz e escreves contos bonitos para crianças e como eu sou uma menina pequenina e bem comportada que recebi uma carta que  foi escrita no "papel costaneira" onde aprofundas os teus conhecimentos matemáticos e tenho pena de ti, até sou capaz de te fazer companhia. Temos que analisar em detalhe o plano da  realização dessa tua "ideia" para onde me queres arrastar.
Para já não digo que sim nem que não.Temos que ver .
E, já agora, gostaria de perceber porque foste para Engenharia quando tens tanto jeito para a escrita ?
Mas, tenho a impressão que liga , Word, livros, e-book´s ? Oh, mas esse problema é teu e não meu.
Havemos de esclarecer isso um dia destes.

Não te incomodo mais que tens que estudar e boa sorte para os exames.

Mais uma vez muito obrigada ao SENHOR MÁRIO, meu  escritor benemérito que me distinguiu, logo a mim simples amiga do mesmo Campus Universitário , de forma invulgar com um convite original apresentado como uma "ideia" . Como Nunca me tinham escrito uma carta a lápis tendo a considerar que : A candeia que vai à frente alumia duas vezes.

  Dá-se a coincidência que por acaso encontrei  esta foto no jardim do campus . Faço-a chegar até ti para saber se tem algo a ver com a tua "ideia" . Em caso afirmativo e caso ainda tenhas o lápis correspondente,gostaria de ser contemplada com a  dádiva da tua parte desse objecto em sinal da sincera e recente amizade  que nos une, para o guardar / encerrar,  junto à carta recebida na minha arca de tesouros .

A impotância disso releva de um motivo.

O motivo é : O lápis é acusado de cúmplice e co-autoria da agressão a duas impotentes e inocentes folhas cor de rosa, com cheirinho, que em seu tempo levaram com uma "ideia" em cima.

Sendo eu a única e exclusiva proprietária caber-me-ia o  beneficio futuro  do produto da  venda de tão valiosos  e importantes, exclusivos e significativos objectos que foram pertença do único escritor Português galardoado Nobel depois de Saramago venda essa efectuada no sistema de  leilão E-bay.
 É que pelo andar da carruagem nessa altura não haverá nem lápis, nem esferográficas, porque os futuros engenheiros electrónicos estão a estudar muito para acabar com o uso desses objectos e nessa altura só haverá um lápis para escrever cartas :   O nosso da tal  tua  "ideia" de 2010.

É que, Mário,  tu és como eu e tens direito de ter uma "ideia" mas eu também tenho o mesmo direito que tu de ter uma "ideia" e essa é fazer as minhas viagens na reforma com o produto da venda do lápis e duma carta porque nunca me tinham escrito a lápis que eu ía ter esse direito.

Obrigada Mário.



Mário --- quando puderes ... liga ...s.f.f.

XXX  coração
bj
Manela

Sem comentários: