sexta-feira, 4 de maio de 2012

SENA - ( 04/05/1978 - Hoje, 34 anos depois ) TUDO QUANTO É HUMANO ME INTERESSA

**Ontem foi Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, foi pena ! porque hoje já não é e devia ser ! e amanhã ! e depois de amanhã ? para a semana que vem ? meses e anos seguintes? :
- Para que toda a gente pudesse ler e saber o que se passa à nossa volta e à volta dos outros.
- Para que possámos estar voltados uns para os outros e darmos as nossas mãos.
- Para que ele, o outro, não sofra o castigo do abandono e sinta a desilusão de estar só.

JORGE DE SENA : Há 34 anos ! (entrevista a Frederick G. Williams, 04/05/1978)

P. - Muito bem, uma vez que outras pessoas se sentiram impedidas de escrever por causa da censura etc., mas aqueles que têm grande talento como o Senhor foram capazes de escrever entrelinhas, como diz, foi então a censura uma espécie de ajuda para os escritores?
R. - Não, não acho. A sorte que tivemos foi que por muito tempo desde o começo do golpe de estado que pôs Salazar praticamente no poder, a censura esteve nas mãos de oficiais militares, muitos deles de cavalaria, o que foi grande vantagem porque eles tinham dois pés e os cavalos têm quatro. Ora este facto ajudou-nos imenso durante muitos anos uma vez que eles não podiam entender a maioria das coisas que tínhamos aprendido a escrever para benefício deles. Claro, isto não evitou que eles cortassem coisas. Eu tive muitas e muitas vezes artigos inteiramente cortados ou, em dois dos meus contos, tive de cortar dois pedaços agora restaurados nas novas edições desses livros.

Hoje o meu + vai para o Jornalista Guineense António Aly Silva

Terça-Feira, 01 de Maio de 2012

Sinto que nunca mais terei um blog

Caros amigos,

Estara na hora de parar. Hoje, do meu carro, alguem roubou um iPad [emprestado] e um disco externo [meu]. Para vos dizer a verdade, estou farto, cansei. Ja perdi muito dinheiro [muito mesmo] comprando materiais para os ladroes roubarem. Sacrifiquei ate, e digo isto com alguma vergonha, algum bem-estar dos meus filhos em detrimento de informar atraves do meu blog. Mas acho que ja chega. Nao ganho nada e acabo por perder tudo. Serei masoquista...

Estou desiludido e sem forças para fazer o que quer que seja. Tornei-me num alvo apetecivel, bastante policiado ate. Mas no que me diz respeito, valeram a pena todos estes anos agarrado ao computador, nao me arrependo de nada. Durante esta semana, tomarei uma decisao final. Mas sinto que nunca mais terei um blog. Detesto ser roubado.




Sem comentários: