sexta-feira, 18 de maio de 2012

PAI D'ÉGUA !, a rota portuguesa de santiago

Pai d'égua é a moça que passa flertando
Naquele quero-não-quero
Que é o gostoso da vida




... (**)

«Pressa. Ansiedade. E a sensação de que nunca é possível fazer tudo – além da certeza de que sua vida está passando rápido demais. Essas são as principais conseqüências de vivermos num mundo em que para tudo vale a regra do "quanto mais rápido, melhor". Psiquiatras já discutem a existência de um distúrbio conhecido como "doença da pressa", cujos sintomas seriam a alta ansiedade, dificuldade para relaxar e, em casos mais graves, problemas de saúde e de relacionamento».

" Escaping the real world ",  pensarão muitos . Opção : fazer o Caminho de Santiago.


Atravessar os rios - Douro, Leça, Ave, Cávado, Lima, Coura, Labruja, Lima e Minho




Vendo-os assim tão pertinho,
a Galiza mail’ o Minho,
são como dois namorados
que o rio traz separados
quasi desde o nascimento.
Deixal-os, pois, namorar
já que os paes para casar
lhes não dão consentimento
( João Verde )



apreciar

"... palácios, igrejas e casas minhotas curiosíssimas. Tudo isto tem um aspecto de que você deve gostar muito. Os arredores, a paisagem, até nos dias de chuva são admiráveis. Lindas raparigas e vinho verde magnifico a cinco mil reis a pipa; acrescentando isto fica você percebendo que esta terra basta para a minha felicidade. Estou portanto contente. Não vejo à minha volta senão gente feliz, corada e palreira – e a alegria é, como sabe, comunicativa…"













Sobre a Casa, continua Raul Brandão”…é uma casa com uns alicerces bem assentes na terra, mas com um olhar intenso para o céu…a nossa casa fica a meio da encosta da colina. Por trás o mar verde dos pinheiros, em frente os montes solitários. Este cantinho rústico criei-o eu, palmo a palmo…construí a Casa, plantei as árvores, minei as águas. Absorvi-me.”


«E, como a existência é monótona, o tempo chega para tudo, o tempo dura séculos.» (*)

Ouvir falar os minhotos :
 
Fiquei um chichinho empiçalhado da carola”, “Aluguei uns forrinhos a

um tero do sul” e “Deixa-te de criquices!” são os nomes de alguns dos

contos de “Heróis à Moda do Minho” que inclui ainda “É mais velho

que a Sé de Braga”, “Cuidado com o saralhoto!” e “Alapa-te nesse

mocho. Estás como uma carroça” — são os títulos dos contos.

" Escaping the real world " é despertar para o pai d'égua ( = ótimo, excelente, fenomenal, nota dez, nota mil ) Caminho Central Português de Santiago, atravessar os seus rios, ver as suas paisagens, conhecer e falar com as suas gentes, provar da sua comida e compartilhar com os companheiros de rota a alegria de viver essa jornada inesquecível até Compostela.

Sem comentários: