terça-feira, 8 de maio de 2012

PALACETE VISCONDE DE TREVÕES- Sala dos Espelhos

      Acabada a leitura desta carta, todos os alunos presentes, numa sala em anfiteatro com grandes janelas viradas para o jardim, se levantaram e de braço e mão estendida entoaram em voz alta o "Hino Nacional".

No nosso recreio não havia raparigas...mas podíamos vê-las através das grades no delas. Porém, os acenos e sorrizinhos eram livres e saltavam de um para o outro e vice-versa....

LICEU D. MANUEL II - SECÇÃO DE MATOSINHOS
(Palacete Visconde de Trevões - Ala dos Rapazes )

HORÁRIO ESCOLAR
:
 MANHÃ :  2ª a 6ª Feira das 08:30H ás 12:30H
 TARDE   : 2ª,3ª e 5ª,6ª das 14:30H ás 16:30H
 TARDES DE 4ª e SÁBADOS : actividade obrigatória =» Mocidade Portuguesa ( aprendia-se a marchar em ordem unida e a cantar o "Heróis do Mar")
A Sala de Aulas : a nossa primeira, a mais bonita de todas, a dos tectos, de gesso estucado, e com pinturas mostrando condes, condensas e crianças no jardim com lagos, aves e flores, candelabros suspensos, grandes janelas e cortinas, era a sala dos espelhos do nosso 1ºD.

Os nossos Professores :
[ Do 1º Ciclo (5º e 6º Ano)-2º ano dos liceus ; e 2º Ciclo (7º,8ºe9º)-antigo 5ºano do liceu ]

- Português : Maria Odete ( tão boa a ensinar como era de perna ) ; Bárbara Plácido ( quando prognosticava, aqui vejo inteligência, porém, o que vos diferencia dos meus ex-alunos do Liceu Alexandre Herculano é que nenhum de vós leu o"Livrinho de Capas Amarelas" que diz: CIVILIDADE.......)
- Francês : Maria Fernanda
- Inglês : Carminda ( de bigode, e não usava o Livro Único Oficial mas sim o do Britsh Instituto) e a "Micas Mamuda" que quando chegava à sala sentava-se à secretária, pousava as mamas em cima da secretária e dizia : "posto isto vamos à lição"
- História : Virginia Moura
 - Matemática : Andrade e Sousa - ("Shouza, o meu moço"- sobretudo cinzento, chapéu, fato e gravata e óculos graduados, fumava nas aulas, bronquite crónica, lembrava o Fernando Pessoa, o seu livro favorito, capas amarelas, era do Palma Fernandes, que tivémos de gramar no 2º ciclo)
- Ciências Naturais : Ferreira - ("O cara Alegre", sempre de bata branca )
- Geografia : Victor Claro
- Desenho : Rogério - ( "O Fininho", com o seu lindo descapotável verde de rodas raiadas )
- Fisico-Quimica: Conceição

- Canto Coral : Paulo Magalhães- ("O semifusa" levou às aulas, através das suas interpretações ao piano : o Bethoven (5ª Sinfonia); o Mozart; o Bach ;... e  depois,  o (?) - ("Senhor António Parafuso" que na aula nos leu uma carta por si escrita e enviada ao Senhor Presidente do Conselho, Sua Excelência Professor Marcelo Caetano, de visita oficial ao território ultramarino de Moçambique (1968) dando-lhe conta do quanto eram insubordinados durante as aulas de Canto Coral os alunos desta turma.
Acabada a leitura desta carta, todos os alunos presentes, numa sala em anfiteatro com grandes janelas viradas para o jardim, se levantaram e de braço e mão estendida entoaram em voz alta o "Hino Nacional". Concomitantemente, o "Sr. António Parafuso" saíu da sala, dizendo que ía fazer queixa ao vice - Reitor, e os alunos abandonaram a sala de aulas saltando pela janela para o recreio, foi uma bela tarde de terça-feira de 68.
- Educação Fisica : Coelho da Rocha ( que nos ensinou a saltar no cavalo, a saltar em estrados ripados agarrados a bancos dos balneários para dar o impulso no salto mortal ?)
- Mocidade Portuguesa :  Prof. Reis

Os Contínuos :
- Ferreira - " O escova " irritava-me sempre que interrompia as aulas para ler no Livro de Castigos : "O aluno F... foi castigado com 2 dias de suspeñsao por ...."
 - Claudino - espectacular
Os Guardas :
- Sr. João - ( apanhou-me empoleirado em cima de uma laranjeira a "roubar" os frutos, o rui amorim estava em baixo para avisar se vinha o guarda e não avisou. Ficámos sem as laranjas mas o homem não fez queixa de nós).

Os alunos :  eu mário santos, rui amorim, zé rego, rito "xóxó", luis gordo "girassol", zé lafuente, matos, pinhal, tó fernando pinhal, fernando silva, parracho, formiga, floriano fragata*, zé manel, pinto sousa, zé maria archer carvalho, jorge bento, bento, ledo, ascensão, pedro moniz, victor oliveira, henrique calisto, zézé, rui amorim, conrado, sardo, paiva leitão, geninho, alhinho, guedes, fernando dias (da colónia de stª cruz do bispo...), fernando pires, fernando rocha, machadinho, antónio castro, abelha, cameira, serrano, pedro, meira, eloi, pamplona, pina, antunes, paiva, fernando alves, faria, dionísio, cerejo, antunes, zé fernando...

* por essa altura, (68) ofereci-lhe como prenda de aniversário o álbum, Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, 

1966–69: Anos de estúdio e espiritualidade
"...os Beatles voltaram ao Abbey Road em 24 de Novembro para começar a produzir seu oitavo e mais aclamado álbum,Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, que os ocupou durante 129 sessões e foi lançado em 1 de junho de 1967. O álbum os popularizou ainda mais."
Emígdio José Ló-Ferreira - Visconde de Trevões.
Natural de Trevões - S. João da Pesqueira
Imigra para Matosinhos e depois para o Brasil onde se torna um Barão da Borracha.
Regressa com considerável fortuna.
Homem benemérito foi-lhe por isso atribuído o título de Visconde.
Uma das benemerências que fez foi a construção de um cine-teatro em Matosinhos, a que deu o nome de Constantino Nery - Governador do Estado do Amazonas.

2 comentários:

cp disse...

Vivi em Leça, na Rua Fresca durante 12 anos. Saí de lá em 1970.
De repente... volto 45(?) anos atrás.
A sala de aulas com decoração riquíssima, alguns dos professores, Maria Fernanda, Victor Clarro, Ferreira (Cara Alegre) a lenta e imponente "Micas", os contínuos, o guarda (Sr. João), o carro desportivo verde, a "Marcha Turca" tocada a pedido sempre no final da aula de Canto Coral...
O competente professor de Matemática Dr. Manuel Cássio, creio que Vice reitor.
A Drª Maria Odete deu-me aulas de substituição...
Seguramente, pertenci a outra turma porque não me lembro dos nomes "desses" alunos excepto de (Nuno)Cameira, possivelmente um dos irmãos.
Rui Graça Moura, Maurício Amador, Mocho, Palhão.

Bem haja por essas recordações que na minha memória não passavam de cinzas frias...

Carlos Paiva

passodeacerto,blogspot.com disse...

Como é bom ouvir de retorno o eco de palavras ditas. Como é bom ler todos esses nomes que referes de colegas que estavam no mesmo recreio ( só para rapazes ). Como é bom saber-te um daqueles que atravessavas a pé a ponte móvel, a rua do Godinho e ao chegar ao parque seguramente também compravas uma broinha de mel. Pois, não me lembro da tua cara. É o que menos importa porque vejo nitído quem tu és,,,porque foste um dos nossos.Bom Natal Paiva sei que eras um bom aluno e agora úma boa pessoa. Feliz Ano Novo. Mário (leça da palmeira)