sábado, 12 de maio de 2012

As margens do Douro : e a Ponte d'Arrábida



Nos anos 50/60, depois de feito o exame da 4ª classe, os alunos que quisessem e pudessem prosseguir os estudos tinham que fazer os exames de admissão às Escolas ( comerciais e industriais) e aos Liceus.

Sempre uma prova escrita e outra oral. Numa destas, realizada no Liceu D. Manuel II ( actual Rodrigues de Freitas ), no Porto, um dos professores, dos três do júri, perguntou a um aluno ( 10 anos ), da provincia, sentado na carteira de madeira à sua frente :

-  P. : Como se chama o local onde o rio se encontra com o mar ? R. : foz.

-  P. : Quantas margens tem um rio ? R. : duas.

-  P. : Como sabes qual é a esquerda e a qual é a direita ? R. : se eu estiver sentado dentro de um barco, virado para a foz, a navegar em direcção ao mar as terras que ficam do lado da minha mão do meu braço esquerdo pertencem à margem esquerda, as do outro lado são as da margem direita.

-  P. : Como se chama a margem esquerda do Rio Douro ? R. : Ponte da Arrábida.

Ah!  Aaaahhhhh!  Aaahhh! Gargalhada geral na sala entre professores, alunos e seus acompanhantes!!!!


Vim a saber que este aluno foi admitido. Assisti às suas belas provas de Português e Matemática que efectuou de pé, em cima de um estrado de madeira em frente a um quadro de lousa preta, onde a giz escreveu e justificou as perguntas que os professores sentados a uma secretária lhe iam fazendo. Tratava-se de um excelente aluno..

A  Ponte da Arrábida foi a segunda ponte entre o Porto e V. N. de Gaia a ser construída para a circulação rodoviária, sendo uma das seis pontes ainda existentes na cidade do Porto, sendo estas por ordem de construção a Ponte de D. Maria Pia, a Ponte Luiz I, a própria ponte da Arrábida, a Ponte de São João, a Ponte do Freixo e a Ponte do Infante.

No tempo da sua construção em 1963, a ponte tinha o maior arco em betão armado de qualquer ponte do mundo.

O engenheiro responsável pelo seu projecto e construção foi o Prof. Edgar Cardoso.

Via - A1 / A 28 / IC 1 / IC 23 ; Cruza - Rio Douro ; Localização - Porto, Portugal; Design -  Ponte em Arco ; Maior Vão Livre - 270 m ;Flecha - 52 m ;Tabuleiro - 493 m ;  Comprimento Total - 614,6 m ; Largura - 26,5 m ; Início da Construção - 25 de Outubro de 1956 ; Data da Abertura - 22 de Junho de 1963.


Custo da Obra : 562.639 €  (112.799.039$00)

Acidentes Mortais : 17 funcionários



.

Sem comentários: