sexta-feira, 20 de abril de 2012

Há horas assim...boas...de treta e letra

manuel antónio pina
ainda não é o fim
nem o princípio do mundo
calma
é apenas um pouco tarde
erva daninha
1982

Vendo quadros ... ouvindo outras pessoas ... esperando pela minha vez  no RUI ALBERTO - Galeria de Arte, no Arrábida Shopping, Vila Nova De Gaia.http://www.ruialberto.pt/

Um ex-emigrante nos Estados Unidos da América fala no eficiente sistema judicial daquele País, na sua zona estado NY.
- "Qual quê ! Ouça, tive um problema de transito que meteu polícia, uma semana e assunto resolvido. Na sessão de julgamento disse ao juiz o que tinha a dizer e não tive medo nenhum. E sabe ? ganhei a querela ao meu adversário, um arquitecto...mandou-me os dólares, com um pedido de desculpa, que reembolsei à companhia de seguros ".


Sentada a uma mesa a Elsa Fernandes, ilustradora de livros infantis, vai acompanhando a conversa. O ex-emigrante despede-se e vai à sua vida . O Rui Alberto
, vai lá "dentro", a outra divisória, buscar o meu quadro que já está emoldurado. Aproveito para ver alguns livros que a Artista traz consigo. São lindas as ilustrações por si executadas. Quem me dera ser criança e ter uns livros assim. Tanto talento e tanta côr junta num só livro.

Já não me lembro como veio à baila, mas, o que é certo, é que eu e o Rui Alberto assentámos praça no mesmo ano em 74. E mais, as datas do nosso aniversário são seguidas no mês de Dezembro, dois sagitários.Vamos no futuro recordar este facto ? Abordámos o tema. Poderíamos ter sido camaradas na tropa, mas não, só agora há dias nos conhecemos. As nossas especialidades no exército foram focadas. Só ele aproveitou profissionalmente a sua formação. Alguma coisa se contou sobre essa época mas muito mais ficou por dizer.Falámos sobre a nossa cidade - o Porto - as suas gentes.O Rui lembrou clientes, artistas e amigos  entre eles um seu muito especial  : Manuel António Pina, escritor, poeta e jornalista do JN com um artigo diário de Opinião com 1400 caracteres a que ele aumentou o IVA e passou a 1420 !


Elsa Fernandes por alturas do 25 de Abril de 74 teria 2 anos de idade, conversámos os três do que era o País e daquilo que é hoje. Haverá sempre insatisfação aqui e no mundo, ciclos piores e outros melhores. Gente que fala disto e daquilo nos jornais, na rádio e na TV. Os que são censurados e os que ousam escrever como o jornalista M.A.Pina, que eu tanto aprecio , que embora os tenha e muitos se lhe torna dificil fazer amigos :

" Justamente. Os amigos são uma coisa dificílima de fazer. E, normalmente, quando os amigos estavam já a começar a ser feitos eu começava de novo. Era uma espécie de Sísifo. Por isso é que eu costumo dizer que me nasci a mim mesmo no Porto. Eu cheguei aqui com dezassete anos e nunca mais voltei a sair. Enfim, saí muitas vezes mas, finalmente, encontrei um lugar aqui, no Porto."
Manuel António Pina-refúgio da poesia  (Entrevista a Carlos Vaz Marques, 2006)

Há horas assim...boas...de treta e letra

Sem comentários: