domingo, 22 de abril de 2012

¿Como vivi o Clássico? Barça 1 - Madrid 2 : as vozes

Eu vi         
Eu ouvi     

Eu vi na Sport TV 2 : a coreografia, o estádio, os adeptos, o árbitro, os jogadores, a bola, os cantos, os livres, os cartões amarelos, os treinadores, os golos, a alegria e a tristeza !

Eu ouvi na TSF : as vozes conhecidas dos dois comentadores mestres da bola, a descodificação do jogo, a tática, a análise, e o grito: é goooooooooooooooooooooooooooooooooooooolo do locutor de serviço,
e
 " o Madrid está a 5 minutos de ser Campeão da Liga de Espanha ! a só 5 minutos ! e Mourinho entrará para a história como vencedor dos campeonatos de futebol de : Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha. É um predestinado", "Cristiano Ronaldo, 42 golos, fantástiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiico"!

A voz que isto dizia  aos microfones da TSF em 21/04/2012 é única e minha conhecida .

Alguém, que não me via há anos,  reconheceu-me pela voz no lugar mais improvàvel de isso acontecer. 
Realmente o que uma pessoa tem de mais particular, de mais seu e único é a sua própria voz.

Certo dia, num acampamento da Mocidade Portuguesa no Monte da Avó, em Santa Cruz do Bispo, andávamos nós, aí pelo 2º ou 3º ano do Liceu Nacional D. Manuel II (secção de Matosinhos) estávamos ( eu, estes 2 comentadores mestres de futebol e mais alguns ) deitados na mesma tenda e a fazer barulho ( do tipo mão debaixo do braço provocando sonoridades que geralmente saiem por outro lado) quando fomos surpreendidos pelo Comandante Reis em serviço de ronda.
Os dois comentadores, combinados, apressaram-se logo de imediato a acusar-me da causa daquela desgraça.
Consequência : Levei umas bofetadas bem dadas e sem culpa nenhuma.
A risota instalou-se, eu tinha sido praxado à maneira dos de Matosinhos.
Hoje ao ouvi-los ,como comentadores convidados da TSF ao jogo Barça-Madrid, sempre que um deles falava eu podia ver-lhe a cara. Reconhecia e distinguia perfeitamente as vozes que naquela noite no Monte de Avó provocaram a minha coça e desonra.São dois dos meus amigos de toda a vida e do Liceu. Ambos têm um tom de voz grave.Mas òbviamente, sendo mestres, são diferentes. Foram,são e serão sempre líderes.

Um o VICTOR OLIVEIRA - tem um estilo, que reconheço desde sempre, de líderança calculista e fria na análise, aposta na  habilidade, na técnica aliada à força e no seu discurso, com voz grave, quase rouca e fluida, recorre ao indivíduo usando : " eu penso que..."


Outro o HENRIQUE CALISTO - também fiel ao seu estilo de sempre, líder natural e pragmático na análise, aposta no conjunto, na conjugação de esforços e no seu discurso, com voz grave, mais pausada, alguma gaguez, ganhando tempo para pensar no que está dizendo, recorre ao colectivo usando : " nós...o nosso...a nossa dinâmica"

Eu vi um histórico jogo e ouvi dois belíssimos treinadores a comentar, descodificar maravilhosamente o histórico acontecimento, a TSF fez bem, escolheu bem os convidados, o Futebol ficou a ganhar e agradece, eles souberam decifrar, realçando para os ouvintes as caracteristicas próprias de cada uma das equipes que cada um deles mais valoriza , por um lado o Indivíduo enquanto craque da bola (Oliveira ) e por outro o Team  como um todo ( Calisto ).
O Indivíduo e o Grupo , nas equipes por eles treinadas são potenciados ao máximo porque são essas as caracteristicas que genèticamente incorporam e transportam para o Futebol que tanto amam.  Foram,são e serão sempre assim.



Aos meus queridos amigos, cabeçudo e canuna, um abraço desde leça .

Que me perdoem se me equivoco a respeito deles.





Sem comentários: