domingo, 13 de janeiro de 2013

GERÊS : etapa 5 ª - "Francisco's Birthday""

Muere lentamente
quien destruye su amor proprio, quien no se deja ayudar ...
 NERUDA, pablo
 

O Trilho : no dia do "Happy Birthday of  Francisco"
05Jan2013
das 18:50 h às 21:00 h

" Vocês agora ficam aqui enquanto eu vou à procura dos outros. O meu Tio está na Vila. Já falei com ele ... vai ficar à nossa espera. Chegou lá àcerca de 1 hora atràs."

 O M. só queria ver o F. fazia-lhe falta o companheiro do mesmo agrupamento de escutas e da mesma escola. Alunos na Escola Secundária, Barcelos. As tristezas e as alegrias nas suas vidas são de ambos ... sociedade de amigos !

 Não muito depois, ouvem-se gritos de euforia e alegria que rompem o silêncio da noite e atravessam o mato na nossa direção. O Mega havia localizado os outros e trazia-os de volta ao nosso trilho. O F. também, claro !

Já não sentíamos medo, agora todos juntos, sabíamos que era uma questão de tempo, cuidado no avançar, e que ninguém se magoasse. O terminar tarde esta expedição seria o menos importante desde que chegássemos sãos e salvos ao Gerês.

 É-me oferecido um "cachorro" pelo bom do M. que já tinha acesso à sua mochila nas costas de F. Recusei, mas agradeci. Ele só lamentava ir perder o leitão à moda da Bairrada que o pai comprara para a ceia na noite dos Reis Magos. Em casa ou na Meta dos Leitões, Bairrada  (uma boca ).

 A alegria que sentia ao observar e ouvir estes jovens era o meu alimento e suprimia qualquer carência substituída pela abundante satisfação e prazer por fazer parte deste grupo de excecional sentimento solidário, na partilha e ajuda num dia tão especial. The F.'s Birthday.

Mais tarde disse :
" foi uma aventura e tanto. um aniversario inesquecivel! acho que temos de repetir para o ano! "

| Para quem não sabe o Seminário do F. na Licenciatura de História versou sobre os Jesuítas no Japão. Muito difícil mas que ele ultrapassou muito bem.|
|
( Arménio dos Santos Morais ) |

 Havia chocolates, salgadinhos, água ... A D.,  a primeira a ter rede no telemóvel e após enviar um SMS ofereceu o uso do seu aparelho a quem dele precisasse, escutei parte de uma chamada  :

"Desculpa papá. Estive sem rede. Está tudo bem por aqui. Não vos preocupeis isto apenas está a demorar um bocado mais. Até já papá, mamã....beijinhos"

 Dizer que estava tudo bem era a uma  maneira de dizer que não estava perdida, que não estava zangada, que não regressaria a casa a horas que estavam combinadas. Mas, claro, essa não era a resposta completa que gostaria de dar aos pais. A verdade disse mais tarde quando falando para o Mega e apontando outro disse : " é nele que eu confio ". Estou certo que foi apenas um momento único de exaltação e desalento por tudo o que estava acontecer.

 Retomámos a marcha. À frente o líder, desbravando o caminho, a S. e o M. logo atrás. Eu segui entre este primeiro grupo e os restantes. Havia um cuidado especial, que não foi solicitado, dos elementos de todo o grupo em ajudar dois, em especial a mim. Á frente de cada um de nós alguém com uma lanterna iluminava o passo seguinte. Atrás outro segurava, indicava, protegia, arrumava pedras, troncos, ramos silvas...

Tanta generosidade era comovedoramente doce. Até dava compaixão cair pelo trato que me era dado logo de seguida por todos. No final alguém diz : " não caí vez alguma, devo isso aos outros ".

 Pela minha parte, só para mostrar que estava bem, fiz o meu número de Tarzan na selva. Com as mãos agarrei um ramo de árvore, soltei o corpo no ar, balanceei o corpo e deixei-me cair estrondosamente num nível mas abaixo. O M. riu vezes sem conta por tamanha proeza macaca da minha parte.

 O resto do caminho ... como sói dizer-se, fez-se andando. A certa altura ... a água do riacho desapareceu ? E agora ? Seguimos o Mega que pronto anuncia : " já está...há aqui uma mangueira de água...é segui-la mais 300 mts, depois apanhamos a estrada para a Vila e são 3 a 4 Km ".

 Estávamos a salvo e sãos. O riso voltou às nossas caras. Comeu-se e repartiu-se entre todos o resto de comida que havia. O Mega e o F. foram mais ligeiros à Vila buscar os carros para poupar os restantes de percorrer toda a distância  no alcatrão. Estávamos exaustos, com fome, sede e frio.  Contudo outra coisa acontecera :

 Acabara-se a festa de aniversário do F. para o qual foramos convidados pelo Megatrilhos !

Obrigado a todos ...

...com amor

Mário

Sem comentários: