sexta-feira, 13 de abril de 2012

GASTRONOMIA PEREGRINA - no caminho de santiago

Ermesinde : começas com calma, uma 1/2 de leite e um pão c/manteiga ao fim da 1ª hora.
Ao almoço, em Vilarinho, não resistes a um frango no churrasco com uma saladinha e um tintol.

À tardinha vais à mercearia ao lado do albergue de rates e compras : charcutaria, ovos frescos, belgas caseras, água mineral, batatas Lays Camponesa e umas minis da Superbock, saberás bem o que fazer com isto. Se tiveres sorte e os voluntários António e Isabel estiverem pelo Albergue de S.Pedro de Rates poderás comer um prato de aletria, com canela, fatias de broa de milho, feita com farinha de moinho, barrada com doce de abóbora e beber um copo ou dois de tinto de Stª Marta de Panaguião. Oferta voluntária !

Dia seguinte, tens sempre alguma coisa para mastigar pelo caminho e com sorte ao chegares a Barcelos pode ser que apanhas lá uma concentração de motos organizada pelo Clube Motard de Barcelos. Primeiro tiras a mochila das costas, pedes ao teu companheiro que olhe por ela. Vais para a fila de pré-pagamento e pedes duas sandes de porco no espeto, passas pelo bar com indicação superbock e pedes duas bijecas.
Agora sim, podes ir apreciar as motos no largo da feira. Vais gostar de ver a URAL ( russa com motor BMW).Ainda faltam 9 Km para o albergue da Casa da Recoleta em Tamel, S. Pedro de Fins. É domingo está tudo fechado, mas uma voluntária disponibiliza-se a ir com o seu carro fazer compras para os peregrinos que assim o desejem. O jantar vai ser : massa/pasta com atum e vinho alentejano , desta vez trouxeram-me Galitos, nada mau.

Outro dia, passas por Pedra Furada, tomas aí o pequeno almoço habitual, café com leite e torradas e vais enganando o estomago até ao jantar porque vais em Ponte de Lima comer : croquetes de carne, pataniscas de bacalhau, rojões à minhota + arroz de sarrabulho, feito com sangue de porco, broa de milho, azeitonas, delicias da casa e vinho tinto de P. Lima de preferência verde vinhão.


Dia da mítica subida da serra da Labruja. Fazes assim, ao chegares ao Café Nunes, início da subida, páras ! comes uma sande de presunto e bebes um copo tinto, recomeças então o caminho que sobe até determinado ponto a partir do qual é sempre a descer até ao Albergue de S.Pedro de Rubiães.

Aqui chegado tens duas opções para jantar :
1- Café Restaurante Retiro
2- Café/Mercearia de Jaime António Sousa, optei por fazer compras aqui e preparar o jantar no Albergue.Fiz bem, economizei e fiquei com viveres para o dia seguinte.

Última etapa em Portugal, toma-se direcção Valença, visita-se a fortaleza, é dia de feira municipal, compram-se umas azeitonas e umas cavacas, umas bebidas na esplanada da vila muralhada, umas fotos, opta-se pelo Albergue Municipal de Tui. Como já não estamos só aceitamos a informação da voluntária do albergue e vamos em grupo cear o Menú de Pelegrino com o tipico : entradas, 1º plato pescado, 2º plato ternera, postre, viño e casera.


Etapa Tui-Redondela, realmente importante torna-se o jantar depois do esforço despendido. Em Redondela vamos às compras ao supermercado EROSKI e enchemos a cesta : Zumo c/ leche Eroski, Água mineral, vino tinto navarra ( descuento na 2ª un ), chorizo casero, pechuga de pavo, queso barra edam, barra de pan, Q. fundido Porcion, platano canário, empanada de atun 1/2, chocolate crunch ( con descuento), maiz frito eroski, uva morada, p. leche b. easo, cerveza cruzcampo. Temos agora tudo para jantar no albergue e para o dia seguinte até à tardinha.

Etapa Redondela - Pontevedra jantar,em conjunto com outros peregrinos, na Taberna da Avoa : sopa de fideos, tortilha, calamares, chuleta, jamon, viño do país, copas de albariño, licor de hierbas, postres, ...

Pontevedra - Caldas de Reis aqui jantas no Albergue mas antes fazes compras no supermercado FROIZ :- Chorizo campofrio Gran Dóblon; néctar alteza naranja s/ acúcar brick ; pan froiz bastón-campesino ;
pan leche froiz 8 ; pañuelos colhogar pack 6x10 ; pechuga pavo campofrio braseada, pizza tarradellas ,4 quesos ; pizza tarradellas jam-serr-queso ; queso el pastor puro de oveja curado ; froiz sandwich barra, yogur la lechera com fresa. Froiz , Siempre a su Servicio.

Caldas de Reis - Teo o jantar no Albergue de Teo agradeço a Conchi e sus hermanas de la Coruña.
                                       Pasta fria com atum e 4 ovos que le hombre no queria vender e siempre dizia : " los huevos son mios caralho " ou " compras 12 ou não levas nenhum ".

Teo- Santiago de Compostela
jantar na pensão e bar La Tita do nosso grupo internacional do caminho central português de 31/3 a 9/04/2012

Sem comentários: