domingo, 30 de dezembro de 2012

Bordão do Caminho : o meu "pallo de avellano"

Já com Astorga à vista. Foi, cerca das 11:16 h do dia 04-10-2012, no miradoiro desta Cruz, que decidi consagrar, datar e compostelar o meu "pallo de avellano" .
Doravante ao meu bordão foi-lhe conferida uma autoridade peregrina.
É o meu tributo ao seu : sofrimento, fé, lealdade, compreensão e solidariedade para com aquele que se submetia aos mais terríveis dos excessos do subir e descer nos caminhos que iriam dar a Santiago.

Foi, quase ou como, o meu hospitaleiro permanente no Caminho pela forma na ajuda e proteção das coisas más.

Pelo seu esforço contribuitivo, nunca pediu nada em troca !

Daí esta minha pequena e singela homenagem.

O êxito do Caminho muito se lhe ficou a dever. E mais ainda quando, orgulhosamente só, erguia a bandeira nacional de Portugal !

Simbòlicamente, eu fui-lhe associando, à medida que ía encontrando perdidos pelo chão, elásticos de todas as cores de prender o cabelo das peregrinas.

Como ía explicando àqueles que comigo se cruzavam, esses artefactos no meu barão representavam, com essas cores vivas ou gastas ; esses elásticos novos e velhos; esse Alecrim, as mulheres de Martinho da Vila a quem dava a cheirar e conhecer a utilidade do ginseng  :

".......... mulheres de todas as cores,
De várias idades, de muitos amores.
Com umas até certo tempo fiquei.
Prá outras apenas um pouco me dei.
"

A cada passo dava o repouso ao "pallo", de àrvore de avellano, jovem e bonito, capaz de desvendar novos caminhos e fazia-o descansar em cima de troncos de outras velhas árvores, que já gastas, mortas de cansaço de tanto ver passar ao longo de séculos milhares e milhares de peregrinos, emprestavam a tristeza de uma vida acabada à alegria dos peregrinos mais novos que gostariam de poder continuar a ver passar.
Talvez fosse um castanheiro ? Tudo tem um tempo e o tempo tem-nos a todos.
Mas o Caminho? esse? nunca acaba !

P.S. : O "pallo de avellano" é originário do hayedo das "fuertes pendentes" no Pays Basque a caminho de Roncevalles.

Sem comentários: