sábado, 25 de abril de 2020

EU NO 25 ABRIL 1974

Estava :

Na Escola Prática de Artilharia em Vendas Novas.

A tirar a especialidade de Artilharia de Campanha. Éramos no total 37 soldados instruendos por mais 3 meses de especialidade. Curiosidade todos nós tínhamos o 7 ano do Liceu incompleto. Seriamos os futuros furriéis  Chefes de Secção de Artilharia de Campanha.

Quando fui à inspecção para o serviço militar na Rua de S. Brás à Constituição, no Porto,  um oficial de graduação coronel disse-me : " Quando chegares a casa podes dizer á tua mãezinha que ficas apurado e vais para artilharia, Sabes porquê ? Porque nasceste a  4 de Dezembro, Dia de Santa Bárbara , Padroeira de Artilharia. Dito e Feito.

Na madrugada de Abril, no GI, o Furriel Rachão ( antigo jogador do Leixões S.C.,) foi á nossa caserna seleccionar  alguns para constituir brigadas  de controlo e stop ás viaturas que vinham de Estremoz . A Unidade de Estremoz dizia-se era fiel ao Regime.

Nós com 3 meses e pouco de tropa não tínhamos formação militar para lidar com armas. Os Atiradores de Artilharia foram os primeiros avançar.

Foi nos dito que o Tenente Andrade e Silva ( das operações especiais e oficial de topo da EPA ) estava estacionado com uma bateria no Cristo Rei apontada ao Terreiro do Paço.

A minha madrugada e a dos restantes artilheiros foi passada com os ouvidos nos transístores ouvindo o Rádio Clube Português e os comunicados do Comando das Forças Armadas na Pontinha.

Foi uma noite longa e não dormida. . Os nossos ouvidos colados à BBC para nossa melhor  informação. Nem Tristeza nem Alegria. Uma Esperança . Fim da mobilização para a Guerra Ultramarina. Outra preocupação  as nossas Famílias . Estariam bem ?

O dia seguinte chegou e era bonito . Tinha um nome e para sempre . 25 de Abril . Dia da Liberdade !

Sem comentários: