"As
vezes quando o sol nas matas virgens
A
fogueira das tardes accendia.. ."
(Castro Alves)
(Castro Alves)
Ano : 1990
Período : Maio a Agosto
Local : Gabú
1. A EXECUÇÃO DO PROJECTO : "MELHORAMENTO DAS PISTAS RURAIS GABÚ-SONACO-PIRADA"
As dificuldades da execução de uma obra em África são bem conhecidas e aqui lembro algumas :
- Indefinição do projecto definitivo de execução de obra
- Fonte de financiamento e pagamentos
- Dificuldades tradicionais :
b) Logistica, há sempre falta de alguma coisa : licenças, máquinas, peças de máquinas , gasóleo, óleo, água, cimento, brita, areia, madeira, pregos, etc.
Se durante a execução da obra melhorarem o seu rendimento disponível tanto melhor. Para alguns ou quase todos seria bom que a obra durasse, durasse...era sinal de haver trabalho,pão para eles e respectivas familias.
Por vezes, a densidade de árvores obriga a um desvio do percurso da pista rural existente para evitar os danos ambientais e até de certo modo economizar meios e tempo. Então procura-se o entendimento com as autoridades financiadoras e financiadas. E a nova estrada vai ser construída :
- Procede-se ao levantamento do terreno, implantação, piquetagem, corte de raízes e executa-se em latrite ( a terra vermelha de áfrica, saibro que bem aperta e até o coração ) a sub-base e base e "couche de roulement" ou faixa de rodagem, box cuvers e valetas longitudinais e transversais.
É um trabalho árduo e rigoroso. A latrite vem das pedreiras a alguns héctometros de distancia, a Komatsu faz o desbaste, remove e escava. As pás carregadoras colocam a latrite em cima dos camiões, estes colocam-na na estrada, as máquinas espalham, os cilindros compactam, o camião de rega humidifica, os protores são levados para o laboratório.
A motoniveladora espalha, acerta o relevé e desenha as valetas. A latrite bem compactada vai permitir, antes da rega e do alcatrão, velocidades de 120 Km/h, as pessoas ganharão tempo e agora muitas vidas serão salvas . As deslocações aos hospitais serão agora mais rápidas.
Na época das chuvas, em certos lugares da pista, aparecem uns riachos de forte caudal. A população local mais velha informa e pede para que nesse ponto se construa uma espécie de pontão. Por norma , esse pedido é atendido e o Box Cuver é construído tendo em atenção o seu montante e juzante de acordo com a informação oral recolhida.
Á esquerda terra escavada para a implantação de mais um pontão.
À direita box cuver antigo existente na velha pista rural
Dano ambiental : as pistas rurais coloniais com +/- 3 m.l. largura eram ladeadas por árvores. No novo projecto passariam a 5 m.l. de faixa de rodagem mais valetas pelo que seria necessário, em alguns troços, proceder ao abate de árvores.
Na foto, no chão Bisselon abatido.Árvore com propriedades terapêuticas tradicionais ( antipirético, emético, genito-uro-nefropatias,malária).
Sem comentários:
Enviar um comentário