Período : Maio a Agosto
Local : Gabú
- ESTALEIRO : "NO GABÚ"
Estas casas situavam-se na vizinhança, confinavam a leste, da moradia do Comandante Marciano pelo que de certa maneira nos sentíamos protegidos pela segurança militar deste bom e simpático vizinho.
Do outro lado da rua e em frente ficava a residência dos encarregados. O de frente de estrada Rabaçal ( guardião dos medicamentos de farmácia, havia sido enfermeiro na tropa e havia que ter cuidado com o paludismo) e o encarregado de estaleiro ( gasóleo, ferramentas, oficinas mecânicas, laboratório de ensaios,etc.) o Matos. Este em tempos estivera à frente da pedreira de Finete.
Todas as nossas propriedades possuíam um guarda/vigilante nocturno.
Habitações e estaleiro ficavam na mesma rua . Sendo que o estaleiro mais abaixo, como nós dizíamos.
2. O PROJECTO : "MELHORAMENTO DAS PISTAS RURAIS GABÚ-SONACO-PIRADA"
Projecto e condições eram da BCOM, o financiamento a cargo do Banco Mundial e CEE, a fiscalização da CEE e a execução a cargo da Soares da Costa.
Nacionais Guineenses os responsáveis por :
- Direcção local de Obra : Engº Rui Araújo
-Refeitório ( despenseiro e cozinheiro )
-Oficina mecânica estaleiro
- Laboratório de Ensaios : Candé
- Topografia
-Pessoal frente de obra :
-Mecânicos
- Equipes de corte de raízes e abate de árvores ( poucas ) : Rui
-Buldozers : Komatsu , Cat D6H
-Camiões ( maioritáriamente fulas da região) : MAN, SCANIA
-Pas Carregadoras Cat
-Motoniveladora (CAT 12 F ) - Zé Balanta
- Pickups Toyota
A maioria destes profissionais provinham da execução da empreitada de pista do aeroporto, portanto, gente muito qualificada.
Os expatriados funcionavam como ligação à Delegação da Empresa em Bissau e elementos de enquadramento do pessoal obra. Encarregados : Rabaçal e Matos ; mecânicos : Loureiro e Serafim ; carpinteiros de cofragem; Braga e António.
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